SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5LEARNING DIFFICULTIES IN THE SCHOOL CONTEXT: possible teaching and intervention strategiesINTEGRATED MIDDLE SCHOOL OF IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA: challenges and possibilities for an interdisciplinary practice of teachers of human sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

QUEIROZ, Thayline Vieira  and  DORNFELD, Carolina Buso. Educação ambiental e bacias hidrográficas no contexto escolar. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.421-447.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1113.

A pesquisa ressalta a importância da educação ambiental como referência socioambiental para o conjunto de práticas educativas, articulada ao contexto das bacias hidrográficas. O estudo foi realizado junto aos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, localizada em Ilha Solteira/SP. As atividades foram organizadas em aulas práticas e teóricas com enfoque na região de Ilha Solteira e na Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados. A discussão e análise da pesquisa encontra-se estruturada a partir do instrumento metodológico do Grupo Focal, proposta por Gui (2003). Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os princípios sistematizados em Bardin (2010). Verificou-se que os recursos metodológicos utilizados constituíram um grande facilitador para a obtenção do aprendizado dos alunos, em relação ao conceito de bacia hidrográfica que deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, para a compreensão de que a mesma constitui um sistema complexo de interações entre os componentes biológicos, geológicos, hidrológicos e antropogênicos em uma região, contemplando-se mais estudos que mostrem à comunidade. Além disso, constatou-se que a técnica do Grupo Focal caracterizou-se como um excelente espaço de reflexão. Os sujeitos da pesquisa consideraram que as interações foram importantes momentos de troca de experiências e reflexão da própria prática como aprendizagem para o grupo.

Keywords : Educação ambiental; Ensino fundamental; Grupo focal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )