SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5ENSINO MEDIO INTEGRADO DEL IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA: desafíos y posibilidades para una práxis interdisciplinar de profesores de ciencias humanasEl discurso de los excluidos en tiempos líquido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

OLIVEIRA, Luan Martins de; TORISU, Edmilson Minoru  y  BOSCO, Claudia Starling. “EU ME SENTI ASSIM, NO MEIO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE PORTUGUÊS, EU ALI PEQUENININHA NO MEIO DOS DOIS, DOIDA PARA APRENDER JUNTO”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.475-502.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1115.

Este artigo tem como objetivo desvelar indícios de desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática, ao longo do processo de elaboração e implementação de oficinas de Matemática voltadas à Educação Integral, em parceira com o pesquisador, a partir das reflexões realizadas pela professora. A pesquisa empírica foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diário de campo e entrevistas com a professora. Os resultados da análise dos dados mostraram possibilidades de mudanças, evidenciadas por: um aumento de seu comprometimento; mudanças nas formas de agir e pensar, sobretudo, naquilo que se refere ao trabalho em parceria, ao papel dos alunos na sala de aula e, muito importante, ao conceito de oficina na Educação Integral; aumento de sua autonomia e de sua confiança para novas propostas.

Palabras clave : Educação Integral; Desenvolvimento Profissional do professor de Matemática; Oficinas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )