SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue5“I FELT SO ‘SMALL’ WHEN AROUND MY GEOGRAPHY AND PORTUGUESE COLLEGUES, I’ M REALLY ‘CRAZY’ TO LEARN WITH THEM”: reflections on the professional development in the construction of Mathematical workshops in the context of Integral EducationThe education of young people and adults in the state of Amapá perspectives and notes about its current profile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

NUNES, Analice Assunção de Souza  and  LEITE, Sandra Fernandes. A fala dos excluídos em tempos líquidos. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.503-528.  Epub June 11, 2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1116.

O presente artigo foi resultado de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Unicamp e está baseado na obra de Garcia e Valla, publicado no Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES n.38, no ano de 1996, cujo conteúdo abordou subalternidade, poder e saber. Trata-se de tema recorrente na sociedade contemporânea, questão agravada nestes tempos líquidos, em que a fluidez, indefinições e volatilidade fundamentam as relações da sociedade ocidental, conforme explicita a obra de Bauman. Para a reflexão foi considerada a concepção de Paulo Freire para a educação, cuja função emancipadora possibilita que o educando se constitua como cidadão crítico, partícipe de movimento coletivo e emancipador. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e teve como objetivo refletir sobre a atualidade da concepção freireana de educação.

Keywords : Subalternidade; Educação freireana; Educação emancipatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )