SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5"ME SENTÍ TAN 'PEQUEÑO' ENTRE LOS PROFESORES DE LA GEOGRAFÍA Y PORTUGUÉS, 'LOCO' QUE APRENDER DE ELLOS": reflexiones sobre el desarrollo profesional en la construcción de talleres de matemáticas en el contexto de la Educación IntegralLa educación de jóvenes y adultos en el estado do Amapá perspectivas y apuntes sobre su perfil actual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NUNES, Analice Assunção de Souza  y  LEITE, Sandra Fernandes. A fala dos excluídos em tempos líquidos. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.503-528.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1116.

O presente artigo foi resultado de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Unicamp e está baseado na obra de Garcia e Valla, publicado no Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES n.38, no ano de 1996, cujo conteúdo abordou subalternidade, poder e saber. Trata-se de tema recorrente na sociedade contemporânea, questão agravada nestes tempos líquidos, em que a fluidez, indefinições e volatilidade fundamentam as relações da sociedade ocidental, conforme explicita a obra de Bauman. Para a reflexão foi considerada a concepção de Paulo Freire para a educação, cuja função emancipadora possibilita que o educando se constitua como cidadão crítico, partícipe de movimento coletivo e emancipador. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e teve como objetivo refletir sobre a atualidade da concepção freireana de educação.

Palabras clave : Subalternidade; Educação freireana; Educação emancipatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )