SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5“EU ME SENTI ASSIM, NO MEIO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E DE PORTUGUÊS, EU ALI PEQUENININHA NO MEIO DOS DOIS, DOIDA PARA APRENDER JUNTO”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação IntegralA educação de jovens e adultos no Estado do Amapá: perspectivas e apontamentos sobre seu perfil atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

NUNES, Analice Assunção de Souza  e  LEITE, Sandra Fernandes. A fala dos excluídos em tempos líquidos. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.503-528.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1116.

O presente artigo foi resultado de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da Unicamp e está baseado na obra de Garcia e Valla, publicado no Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade CEDES n.38, no ano de 1996, cujo conteúdo abordou subalternidade, poder e saber. Trata-se de tema recorrente na sociedade contemporânea, questão agravada nestes tempos líquidos, em que a fluidez, indefinições e volatilidade fundamentam as relações da sociedade ocidental, conforme explicita a obra de Bauman. Para a reflexão foi considerada a concepção de Paulo Freire para a educação, cuja função emancipadora possibilita que o educando se constitua como cidadão crítico, partícipe de movimento coletivo e emancipador. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e teve como objetivo refletir sobre a atualidade da concepção freireana de educação.

Palavras-chave : Subalternidade; Educação freireana; Educação emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )