SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5El discurso de los excluidos en tiempos líquidoMercantilización de la formación de pedagogos en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NOVAIS, VALERIA SILVA DE MORAES  y  GOMES, MATEUS PAULINO RAMOS. A educação de jovens e adultos no Estado do Amapá: perspectivas e apontamentos sobre seu perfil atual. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.5, pp.529-558.  Epub 11-Jun-2020. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5id1117.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino complexa que não se resume apenas à alfabetização inicial do aluno, mas dá a possibilidade ao educando à continuação dos estudos, haja vista que é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e se caracteriza principalmente pela diversidade do seu público-alvo. Assim, o objetivo desse artigo é compreender e identificar as características da EJA no estado do Amapá, no que tange a distribuição de matrículas por etapa de ensino, faixa etária, cor/raça, sexo e sua relação com o processo de juvenilização dessa modalidade, no período de 2010 a 2016. Para a realização deste artigo, usou-se a abordagem qualitativa e a execução dos objetivos foi pautada na pesquisa documental. A metodologia foi dividida em três etapas: a primeira etapa compreendeu levantamento bibliográfico sobre o tema, a segunda etapa consistiu no levantamento e análise documental para coleta e sistematização dos dados e a terceira foi análise dos dados coletados e que permitiu traçar as características da EJA no estado do Amapá. A pesquisa mostrou que: a) o principal público da EJA nos dados coletados são jovens de 15 a 24 anos; b) as matrículas no setor privado vêm crescendo nos últimos anos e c) as matrículas no setor público vem diminuindo, a mesma tendência é identificada no cenário nacional.

Palabras clave : Educação de jovens e adultos; Perfil do educando; Estado do Amapá.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )