SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10LA DIFERENCIACIÓN PEDAGÓGICA EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVALAS EXPERIENCIAS CON LA ENSEÑANZA Y EL APRENDIZAJE DE MATEMÁTICA DE LOS MEDALHISTAS CEGOS DE LA OLIMPIADA BRASILEÑA DE MATEMÁTICAS DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CALIXTO, Hector Renan da Silveira; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral  y  RIBEIRO, Alexandre do Amaral. DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: relações que professores estabelecem com o ensino de língua portuguesa escrita para surdos. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020004.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1148.

Apenas em tempos recentes, foram propostas ações, voltadas à promoção de mudanças nas relações sociais com as pessoas com deficiência em uma perspectiva inclusiva. Em relação ao surdo e a surdez, do ponto de vista histórico, as percepções deslocam-se da concepção de surdez como doença para a ideia de diferença, oscilando entre a caracterização da surdez como restrição e o reconhecimento de educabilidade e potencialidades do sujeito surdo. A busca de metodologias, estratégias e atendimento educacional, voltados especificamente para surdos, exemplificam os avanços dessa discussão. No contexto escolar é relevante compreender a visão que professores têm do surdo, da sua participação nas atividades escolares e das formas específicas de ensino. Este artigo reflete sobre esse cenário e, de forma mais específica, sobre professores que atuam com alunos surdos em situação de inclusão e quais relações estabelecem com o ensino de LPE para alunos surdos. Analisam-se, em uma perspectiva exploratório descritiva, narrativas de professores que atuam com alunos surdos nos anos iniciais de redes municipais da Baixada Fluminense. As categorias de análise se organizam a partir de dois eixos: informações sobre a aprendizagem escolar de surdos, e as articulações entre crenças e percepções sobre a aprendizagem de alunos surdos. Utilizam-se os princípios da pesquisa-ação, analisando narrativas de professores. As narrativas apresentam elementos que evidenciam as percepções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem de alunos surdos em contexto de inclusão, apontando para o papel que a escola exerce no aprendizado do aluno surdo e as questões que envolvem os saberes e os fazeres pedagógicos dentro do contexto escolar.

Palabras clave : Alunos surdos; Ensino de língua portuguesa escrita; Relações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )