SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CHALLENGES IN THE BILINGUAL EDUCATION OF THE DEAF: the relations that teachers establish with teaching of written Portuguese language for the deafINCLUSIVE EDUCATION IN ITAPETINGA-BA: advances and challenges of a policy in action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MARTINS, Daner Silva; GALIAZZI, Maria do Carmo  and  LIMA, Cleiva Aguiar de. AS EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DOS MEDALHISTAS CEGOS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020005.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1155.

Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva.

Keywords : Ensino de Matemática para Cegos; Formação de Professores de Matemática; Educação Matemática Inclusiva; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )