SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10LAS EXPERIENCIAS CON LA ENSEÑANZA Y EL APRENDIZAJE DE MATEMÁTICA DE LOS MEDALHISTAS CEGOS DE LA OLIMPIADA BRASILEÑA DE MATEMÁTICAS DE LAS ESCUELAS PÚBLICASEL CUERPO COMO CORPUS: el espácio de la enseñanza de literatura para estudiantes sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RIBAS, Geovania Fagundes; PIRES, Ennia Débora Passos Braga  y  ARAUJO, Silvânia Brito. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA: avanços e desafios de uma política em ação. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020006.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1150.

O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada em 2018 que teve como objetivo geral analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) no município de Itapetinga-BA. Este estudo visa apresentar uma análise comparativa entre o que está posto no Plano Municipal de Educação (PME), acerca da educação inclusiva, e o que, de fato, tem acontecido no “chão da escola” do referido município. Compreendida como uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho sóciohistórico, contou com o aporte teórico e metodológico da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados sinalizaram alguns avanços, como: o aumento de 214% nas matrículas de alunos com deficiência, do ano de 2015 a 2018; a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em 2017 e de cinco Salas de Recursos Multifuncionais em 2018, dentre outros. Entretanto, alguns desafios foram destacados, como: a formação dos professores, a ampliação do quadro de profissionais para o Atendimento Educacional Especializado e a montagem de novas salas de recursos multifuncionais, levando-nos à conclusão de que o município tem dado passos tímidos, porém expressivos, na efetivação da PNEEPEI, eles representam pequenas estratégias que precisam ser ampliadas para todas as escolas, a fim de que se transformem em espaços inclusivos.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Plano Municipal de Educação; PNEEPEI.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )