SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA: avanços e desafios de uma política em açãoESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS E OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: o foco nos dispositivos legais brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

RAMOS, Danielle Cristina Mendes Pereira. O CORPO COMO CORPUS: lugares do ensino de literatura para estudantes surdos. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020007.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1151.

Este trabalho propõe-se a pensar as relações entre letramentos literários de estudantes surdos e os discursos e práticas de identidades e de poder, que tangenciam concepções sobre conhecimento, texto e literatura, presentes nos currículos universitários e nas comunidades surdas. Aponta para a reflexão sobre a literatura como um caminho de resistência, em uma sociedade excludente em relação às minorias culturais e linguísticas, diante dos discursos oficiais e contraditórios sobre inclusão, amparados pelo neoliberalismo. O trabalho tem como arcabouço teórico os estudos de Bhabha (1993) sobre o conceito de diferença cultural; os de Canclini (2006), sobre Hibridismo; e os Novos Estudos de Letramentos, sobretudo os de Street (2014), referentes às concepções plurais de letramentos e suas conexões com contextos de poder. Pretendemos demonstrar a premência de reconhecer as especificidades socioculturais dos grupos surdos nos processos de educação formal, assim como as pertinentes às manifestações literárias em Libras -Língua Brasileira de Sinais - que possuem como corpus privilegiado o próprio corpo em movimento, expressas através de uma língua tridimensional, visual e espacial, em estratégias de performance.

Palavras-chave : Inclusão; Surdos; Letramentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )