SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10SCHOOLING OF STUDENTS WITH DEAFNESS AND PROFESSIONALS INVOLVED: focus on Brazilian legal devicesCURRICULUM AND PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION -a practice of exclusion? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

NEVES, Frank Presley de Lima  and  PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: reflexões sobre o desenvolvimento de aulas de Matemática. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020009.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1153.

O contexto educacional inclusivo tensiona um currículo prescritivo, de formato único, pois não tem contemplado diferenças na aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, é importante encontrar alternativas para a experimentação de propostas que se distanciem dessa concepção. Esse estudo teve a finalidade de analisar o desenvolvimento de aulas de matemática na abordagem curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e suas implicações para a prática reflexiva do professor. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação no contexto de uma formação continuada, durante os horários de atividades complementares. A formação enfocou a Educação Inclusiva, a abordagem curricular do DUA, o planejamento e desenvolvimento de aulas de Matemática. Participaram da pesquisa três professores que ensinam Matemática em uma escola pública do sul da Bahia, que possuíam estudantes com deficiência em sua turma. Os dados foram produzidos no processo formativo, a partir da observação participante, registros no diário de campo e relatos escritos dos professores. Os resultados sugerem que o planejamento e o desenvolvimento de aulas baseado no DUA contribuíram para que esses profissionais repensassem sua ação docente de maneira reflexiva e buscassem estratégias de promoção para um ensino de Matemática para todos.

Keywords : Desenho Universal para a Aprendizagem; Currículo; Ensino de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )