SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING: reflections about the development of mathematics classesRESEARCH ON MEDIA AND TECHNOLOGIES IN EDUCATION IN THE AMAZON: A PANORAMA OF CURRENT STUDIES AND FUTURE PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MARIN, Márcia  and  BRAUN, Patrícia. CURRÍCULO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA -uma prática de exclusão?. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020010.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1154.

Este artigo propõe a reflexão sobre o conceito de diferenciação pedagógica como uma estratégia curricular para a aprendizagem escolar de estudantes que exigem respostas educativas que atendam suas peculiaridades, destacamos aqui pessoas com deficiência intelectual e com autismo, que compõem nossa experiência profissional como professoras da educação básica em escolas públicas. O nosso intuito é trazer à tona a tensão que se estabelece entre a garantia de igualdade de direitos em contraponto aos procedimentos e recursos de ensino diferenciados. Algumas questões se apresentam nesse contexto: em que medida fazer ‘tudo igual ao mesmo tempo’ promove a aprendizagem de estudantes com diferenças significativas em seu desenvolvimento? E ao planejar ações diferenciadas estaremos reforçando a exclusão? Concebemos que diferenciação pedagógica pressupõe a promoção de equidade. E, para melhor pensar práticas curriculares, trazemos os princípios de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma possibilidade de planejamento favorável à promoção de ações pedagógicas diversificadas e equânimes para todos. A partir do diálogo entre reflexões teóricas e relatos de experiências, apresentamos práticas de diferenciação pedagógica em contextos de educação básica, como exemplos a fomentar o diálogo docente sobre inclusão, diversidade e acessibilidade ao currículo.

Keywords : Práticas curriculares; Diferenciação pedagógica; Desenho Universal para a Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )