SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10DISEÑO UNIVERSAL PARA EL APRENDIZAJE: reflexiones sobre el desarrollo de las clases de matemáticasINVESTIGACIÓN SOBRE MEDIOS Y TECNOLOGÍAS EN EDUCACIÓN EN LA AMAZONÍA: UN PANORAMA DE ESTUDIOS ACTUALES Y PERSPECTIVAS FUTURAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

MARIN, Márcia  y  BRAUN, Patrícia. CURRÍCULO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA -uma prática de exclusão?. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020010.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1154.

Este artigo propõe a reflexão sobre o conceito de diferenciação pedagógica como uma estratégia curricular para a aprendizagem escolar de estudantes que exigem respostas educativas que atendam suas peculiaridades, destacamos aqui pessoas com deficiência intelectual e com autismo, que compõem nossa experiência profissional como professoras da educação básica em escolas públicas. O nosso intuito é trazer à tona a tensão que se estabelece entre a garantia de igualdade de direitos em contraponto aos procedimentos e recursos de ensino diferenciados. Algumas questões se apresentam nesse contexto: em que medida fazer ‘tudo igual ao mesmo tempo’ promove a aprendizagem de estudantes com diferenças significativas em seu desenvolvimento? E ao planejar ações diferenciadas estaremos reforçando a exclusão? Concebemos que diferenciação pedagógica pressupõe a promoção de equidade. E, para melhor pensar práticas curriculares, trazemos os princípios de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma possibilidade de planejamento favorável à promoção de ações pedagógicas diversificadas e equânimes para todos. A partir do diálogo entre reflexões teóricas e relatos de experiências, apresentamos práticas de diferenciação pedagógica em contextos de educação básica, como exemplos a fomentar o diálogo docente sobre inclusão, diversidade e acessibilidade ao currículo.

Palabras clave : Práticas curriculares; Diferenciação pedagógica; Desenho Universal para a Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )