SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CURRÍCULO E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA -uma prática de exclusão?ESCOLARIZAÇÃO ABERTA COM MAPAS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM REDE: apoiando a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

MAFRA, José Ricardo e Souza. A PESQUISA SOBRE MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020052.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1223.

Esta conferência tem como objetivo central realizar uma discussão, sobre estudos iniciais de propostas nucleadas em grupos de pesquisas, em instituições da região Amazônica, mais especificamente na região oeste do Pará, com base em pesquisas voltadas para o uso das mídias e tecnologias educacionais. O foco de convergência, para esta proposta, está relacionado ao ensino (uso pedagógico por docentes em diferentes níveis de escolaridade) e aos desdobramentos das aprendizagens (efeitos possíveis com base na correlação com conteúdos e habilidades propostas em cenários de aprendizagem). Apresenta ainda um levantamento de trabalhos e propostas produzidas no oeste do Pará, realizado em diversas bases de dados e plataformas institucionais, desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu, centros e grupos de pesquisas e estudos voltados para a investigação desta temática na região. Do ponto de vista metodológico, a organização e estruturação das informações, assumiu elementos de uma pesquisa essencialmente bibliográfica, na forma de uma revisão da literatura, a qual denominamos de microestado da arte. A localização inicial de grupos de pesquisas, em dispares estados da região Norte, e bem como o levantamento e a ordenação das pesquisas dissertativas, forneceu um mapeamento inicial sobre estes estudos, relacionadas as mídias e tecnologias, desenvolvidas a partir de inúmeras temáticas e perspectivas educacionais. Projeta-se assim um panorama epistemológico promissor, em pesquisas futuras para a região Norte, com base na diversidade de abordagens tecnológicas e midiáticas, voltadas para os processos educacionais na Amazônia.

Palavras-chave : Educação na Amazônia; Tecnologias educacionais; Mídias no Ensino; Aprendizagem Tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )