SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10RESEARCH ON MEDIA AND TECHNOLOGIES IN EDUCATION IN THE AMAZON: A PANORAMA OF CURRENT STUDIES AND FUTURE PERSPECTIVESOPEN SCHOOLING WITH INQUIRY MAPS IN NETWORK EDUCATION: supporting Responsible Research and Innovation (RRI) and fun in learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

OKADA, Alexandra; ROSA, Luziana Quadros da  and  SOUZA, Márcio Vieira de. ESCOLARIZAÇÃO ABERTA COM MAPAS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM REDE: apoiando a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagem. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020053.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1219.

Este artigo discute a Escolarização Aberta que é uma abordagem promovida pela Comissão Europeia para preparar os estudantes em cooperação com parceiros para desenvolver projetos sobre questões do mundo real e construir juntos um futuro desejável. Essa abordagem foi projetada para envolver todos os participantes na RRI - Pesquisa e Inovação Responsáveis (EC, 2015). O objetivo da RRI é alinhar pesquisa e inovação com as necessidades da sociedade e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (UNESCO, 2015) por meio da interação de pesquisadores com cidadãos. A Escolarização Aberta para a RRI é considerada uma abordagem interativa para ajudar os jovens a desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o século 21. Este estudo apresenta algumas contribuições quanto ao uso de mapas de investigação (OKADA, 2006) como método participativo de pesquisa-ação para envolver múltiplos parceiros em uma rede aberta. Este estudo exploratório, apoiado por um conjunto de exemplos da literatura, fornece recomendações para o desenvolvimento de mapas de investigação para projetos de escolarização aberta em rede e facilita a diversão na aprendizagem.

Keywords : Escolarização aberta; Mapas de investigação; Pesquisa e inovação responsáveis; Educação em rede; Diversão e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )