SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10OPEN SCHOOLING WITH INQUIRY MAPS IN NETWORK EDUCATION: supporting Responsible Research and Innovation (RRI) and fun in learningPEDAGOGICAL CHARACTERIZATION AND SOCIAL INCLUSION: A Study of the Supports Provided by the Personal Networks of Students at the Bachillerato Popular Furilofche, Argentina. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SPANHOL, Fernando José; MARTIN-CUADRADO, Ana María  and  PEREIRA, Natana Lopes. PRÁTICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma revisão sistemática na literatura. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020055.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1212.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar práticas didáticas para ensino e aprendizagem em competências digitais no ensino superior. Para realização deste estudo implementou-se uma revisão de forma sistemática, e buscas complementares visando, a partir da abordagem quantitativa, identificar produções bibliográficas sobre tal temática. Como resultado pode-se mapear as pesquisas aplicadas por ano e país, identificar práticas e modelos integrados ao processo de construção do conhecimento, e tecnologias utilizadas nos mesmos para aprimoramento das competências digitais dos docentes e (ou) discentes. Assim, constatou-se que as pesquisas selecionadas foram realizadas principalmente na Espanha entre 2016 e 2018. Além de tais dados evidenciou-se a crescente integração de práticas colaborativas, por meio de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, para construção do conhecimento em competências digitais nos docentes e discentes.

Keywords : Competências digitais; Práticas de ensino; Ensino superior; Práticas colaborativas; Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )