SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10ESCOLARIDAD ABIERTA CON MAPAS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN RED: en apoyo de la Investigación y Innovación Responsables (RRI) y la diversión en la aprendizajeCARACTERIZACIÓN PEDAGÓGICA E INCLUSIÓN SOCIAL: Un estudio de los soportes que brindan las redes personales de estudiantes en el Bachillerato Popular Furilofche, Argentina. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SPANHOL, Fernando José; MARTIN-CUADRADO, Ana María  y  PEREIRA, Natana Lopes. PRÁTICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma revisão sistemática na literatura. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020055.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1212.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar práticas didáticas para ensino e aprendizagem em competências digitais no ensino superior. Para realização deste estudo implementou-se uma revisão de forma sistemática, e buscas complementares visando, a partir da abordagem quantitativa, identificar produções bibliográficas sobre tal temática. Como resultado pode-se mapear as pesquisas aplicadas por ano e país, identificar práticas e modelos integrados ao processo de construção do conhecimento, e tecnologias utilizadas nos mesmos para aprimoramento das competências digitais dos docentes e (ou) discentes. Assim, constatou-se que as pesquisas selecionadas foram realizadas principalmente na Espanha entre 2016 e 2018. Além de tais dados evidenciou-se a crescente integração de práticas colaborativas, por meio de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, para construção do conhecimento em competências digitais nos docentes e discentes.

Palabras clave : Competências digitais; Práticas de ensino; Ensino superior; Práticas colaborativas; Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )