SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10ESCOLARIZAÇÃO ABERTA COM MAPAS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM REDE: apoiando a Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) e a diversão na aprendizagemCARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICAEINCLUSÃO SOCIAL: Um estudo dos apoios fornecidos pelas redes pessoais de estudantes do Bachillerato Popular Furilofche, Argentina. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SPANHOL, Fernando José; MARTIN-CUADRADO, Ana María  e  PEREIRA, Natana Lopes. PRÁTICAS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma revisão sistemática na literatura. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020055.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1212.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar práticas didáticas para ensino e aprendizagem em competências digitais no ensino superior. Para realização deste estudo implementou-se uma revisão de forma sistemática, e buscas complementares visando, a partir da abordagem quantitativa, identificar produções bibliográficas sobre tal temática. Como resultado pode-se mapear as pesquisas aplicadas por ano e país, identificar práticas e modelos integrados ao processo de construção do conhecimento, e tecnologias utilizadas nos mesmos para aprimoramento das competências digitais dos docentes e (ou) discentes. Assim, constatou-se que as pesquisas selecionadas foram realizadas principalmente na Espanha entre 2016 e 2018. Além de tais dados evidenciou-se a crescente integração de práticas colaborativas, por meio de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, para construção do conhecimento em competências digitais nos docentes e discentes.

Palavras-chave : Competências digitais; Práticas de ensino; Ensino superior; Práticas colaborativas; Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )