SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10PRACTICES FOR TEACHING AND LEARNING IN DIGITAL SKILLS IN HIGHER EDUCATION: a systematic review of the literatureEDUCATION AND FAKE NEWS: building convergences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

PAREDES, Alejandro; AGUIRRE, Jimena; BENITO, Patricia V.  and  VITALITI, José María. CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICAEINCLUSÃO SOCIAL: Um estudo dos apoios fornecidos pelas redes pessoais de estudantes do Bachillerato Popular Furilofche, Argentina. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020056.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1438.

Ocasionalmente, as práticas escolares são planejadas sem considerar o contexto quotidiano dos alunos que enfrentam adversidades, trajetórias escolares com fracassos e estigmatização. Dessa forma, histórias e particularidades de sujeitos de aprendizagem que influenciam a apropriação do conhecimento permanecem invisíveis. O objetivo deste artigo é usar a Análise de Rede Social para estudar as redes pessoais de jovens e adultos que frequentam um “Bachillerato Popular” na cidade de Bariloche, Argentina. De acordo com os atores educacionais da instituição, foram analisados: 1) os tipos de apoio prestados por suas redes pessoais, dividindo-os em apoio emocional, tangível, informacional e axiológico; 2) os núcleos dessas redes a partir do rastreamento das pessoas com quem são discutidas questões importantes e 3) as questões discutidas nestes núcleos. A metodologia envolveu a realização de uma entrevista semiestruturada, focada nos alunos do Bacharelado e entrevistas com as principais referências. Posteriormente, trabalhamos com o software Egonet, para gráficos e análises de redes pessoais. Como resultado, observa-se que esses tipos de estudos contribuem para interpretar o potencial de certas estratégias didáticas sobre outras e para entender quais são as diferenças entre as relações pessoais fora e dentro dos contextos escolares.

Keywords : Análise de redes pessoais; Educação popular; Tecnologias da amizade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )