SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CARACTERIZACIÓN PEDAGÓGICA E INCLUSIÓN SOCIAL: Un estudio de los soportes que brindan las redes personales de estudiantes en el Bachillerato Popular Furilofche, Argentina.ADOLESCENCIA EN MEMES: análisis de las representaciones de alumnos de nivel básico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS, Priscila Costa  y  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. EDUCAÇÃO E FAKE NEWS: construindo convergências. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020057.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1216.

Durante um curto espaço de tempo, as pesquisas a respeito das Redes Sociais da Internet transitaram entre um espaço de indignação e esperança, abarcando manifestações sociais em escalas globais para o materialismo da pós-verdade, chamados de Fake news. Assim, ao discorrer sobre o papel da educação no cenário das múltiplas formas e formatos de comunicação que perpassam as Redes Sociais da Internet, temos por objetivo compreender a relação entre educação e fake news a partir da constituição de rede de autores e rede de palavras-chave, identificando as possíveis convergências e perspectivas que possam ampliar a relação entre esses dois campos de estudo. Nesse sentido, para compor o cenário de reflexões, realizamos um levantamento bibliométrico das produções acadêmicas desenvolvidas no período de 2013 a 2019, disponíveis no repositório Science Direct. O exame das produções acadêmicas versou sobre o reconhecimento das fontes que contemplam o contexto da educação e das fake news, realçando as concepções e os vínculos entre ambas. A partir do software de visualização de redes, VOSviewer, apresentamos a rede de palavras-chave e a rede de autores que se sobressaem na associação entre esses campos de análise. Verificamos que as principais conexões entre educação e educação tratam sobre o desenvolvimento de habilidades para a constatação de notícias errôneas. Por sua vez, por meio da visualização da rede de palavras-chave, três palavras foram evidenciadas: educação, social media e fake news, e na rede de autores, dos 46 autores, foram criados 14 clusters.

Palabras clave : Educação; Fake news; Mídia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )