SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EDUCATION AND FAKE NEWS: building convergencesTEACHING STRATEGIES IN DIGITAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

BAUTISTA, Judith Bustamante; CIANNELLA, Diana  and  STRUCHINER, Miriam. ADOLESCÊNCIA EM MEMES: análise das representações de alunos do ensino fundamental. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020058.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1214.

A multimodalidade evidenciada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impacta os adolescentes imersos na cultura digital. Contudo, práticas sociais e pedagógicas se distanciam, pois a escola ainda é regida por um sistema que não contempla questões do cotidiano do aluno, nem sua inserção na cibercultura. O objetivo do estudo é analisar como alunos do ensino fundamental representam sua fase de adolescência por meio da linguagem dos memes, os significados que emergem dessas representações e discutir suas implicações pedagógicas com base na Semiótica Social. Foi desenvolvida uma oficina onde 19 alunos (13-15 anos) do 8º ano do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro produziram memes a partir do aplicativo Meme Generator. Os memes foram analisados à luz da Gramática do Design Visual, que apontou prevalência de processos narrativos reacionais (n=17), cujas reações identificadas foram classificadas como: frustração (n=5); dilema (n=4); sarcasmo (n=2); resistência (n=2); baixa autoestima (n=2) e satisfação (n=1). Os demais memes (n=2) utilizaram processo conceitual e processo narrativo acional. Os resultados apontaram marcas de aspectos socioculturais de contextos como escola, amigos, família e futuro, com indicativos de resistência a preconceitos, de dúvidas, conflitos, alegria com momentos de lazer e desejos. Destaca-se que as representações por meio dos memes ofereceram indícios de como esses jovens veem sua adolescência, além de evidenciar questões que permeiam o cotidiano de tais alunos. Dessa forma, os memes podem contribuir para a discussão e construção de um currículo multicultural.

Keywords : Adolescência; Meme; Semiótica Social; Gramática do Design Visual; Práticas pedagógicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )