SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10ADOLESCENCE IN MEMES: analysis of elementary school student’s representationsINTEGRATION OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE COMMUNITIES OF THE RURAL AREA, IN THE CONTEXT OF THE TECSOL PROJECT - CDCR - BA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos; TORRES, Patrícia Lupion  and  CHERY, Pierre Narcisse. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DIGITAL MOOC RRI. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020059.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1203.

As transformações acontecem de forma vertiginosa nos últimos anos em nossa sociedade, impulsionando os diferentes processos e as relações entre grupos sociais. A educação digital possibilita o acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais de educação quanto não formais, na perspectiva da aprendizagem on-life. Este cenário passa a demandar a necessidade de que as pessoas estejam formadas para a gestão do conhecimento que envolve a aprendizagem ao longo da vida, o ser autônomo, o saber, o pesquisar, o refletir, o analisar e criar soluções possíveis. Na perspectiva de mudança nas propostas didático-pedagógicas-tecnológicas verifica-se a premissa de utilizar estratégias didáticas diferenciadas. Para esta reflexão, os autores Santos (2018), Okada (2016), Torres (2017) e Kowalski (2018) entre outros dão sustentação para a discussão referente a valorização efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de investigadores, com foco na proposta de Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) oportunizando a estes pesquisar, refletir, experimentar e criar, partindo de situações-problema reais. Este artigo resulta de uma investigação realizada com um grupo de estudos do mestrado e doutorado em Educação e propõe-se a refletir sobre o processo de construção de um curso a distância (MOOC) para a formação de professores na utilização da proposta de RRI. O curso busca valorizar a pesquisa e a inovação, estruturado em cinco módulos que envolvem uma ambientação inicial e as habilidades de investigação científica por meio do adotar, do adaptar, do transformar e do aplicar.

Keywords : RRI; Educação Digital; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )