SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN DIGITAL EN LAS COMUNIDADES DEL ÁREA RURAL, EN EL CONTEXTO DEL PROYECTO TECSOL - CDCR - BAEL PARFOR EN LA AMAZONIA PARAENSE: reflexiones sobre la formación inicial de profesores en ejercicio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FERREIRA, Matheus Casimiro Soares  y  BORGES JUNIOR, Meubles. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEGAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO: um estudo de caso da CEFFA Manoel Monteiro. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020011.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1132.

O texto, analisa criticamente o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro – CEFFA M. M., localizada na comunidade Pau Santo, município de Lago do Junco, estado do Maranhão. Esta escola funciona baseada na pedagogia da alternância, dividindo seu processo formativo entre tempos e espaços distintos, que se efetuam entre a instituição escolar e o meio socioprofissional dos jovens. Assim, a análise é realizada buscando compreender como o processo de contextualização do ensino é concretizado nos processos de ensino-aprendizagem, tomando como base a orientação que dispõem no próprio PPP da escola. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo identificar como o projeto político pedagógico da CEFFA Manoel Monteiro articula os instrumentos pedagógicos da alternância para a efetivação da construção do processo de ensino-aprendizagem contextualizado. Para essa tarefa, construiu-se breves históricos sobre a fundação da escola e o método pedagógico da alternância, para situar o leitor no contexto geográfico, histórico e social do trabalho e na contribuição gerada pela pedagogia da alternância, ao processo de contextualização do ensino na escola. Também, analisou-se o processo de formação, tomando como base as três categorias do processo de contextualização do ensino de ciências. Assim, o trabalho está organizado em introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas.

Palabras clave : Pedagogia da Alternância; Gestão Democrática; Contextualização do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )