SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10NOW IT'S TIME TO...: ADMINISTRATION, MANAGEMENT AND REGULATION OF TIMES, ROUTINES AND BODY IN THE CHILDREN'S EDUCATION INSTITUTIONSTHE CHALLENGES OF CURRICULAR PRACTICES IN DIVERSE CONTEXTS: THE CASE OF SYRIAN REFUGEES IN BRAZILIAN SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

NEPOMUCENO, Izaíra Vasconcelos  and  TERRA, Bianca de Freitas. BIOLOGIA NO PNLD 2018: o que temos de Caatinga?. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020014.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1136.

Muitos livros didáticos ainda são carentes de informações sobre o domínio da Caatinga e reproduzem mitos quanto à sua diversidade, processos ecológicos e importância socioeconômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar como o Domínio Fitogeográfico da Caatinga é abordado nos livros didáticos de Biologia sugeridos pelo PNLD 2018 para o Ensino Médio. Foram analisados os 10 livros propostos pelo PNLD para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. Para a análise, foram considerados os seguintes critérios: informações acerca do domínio, uso de imagens de fauna e flora. Foi observada uma assimetria em relação ao espaço direcionado a cada “bioma” no livro didático. Porém, a maioria dos livros caracterizou corretamente a área de ocorrência e fisionomia da vegetação, além de utilizar imagens. Ao contrário do que se pensava, foram destinadas ao estudo da Caatinga um número considerável de páginas, garantindo assim, com as informações corretas e uso de textos visuais, a ampliação do conhecimento sobre as principais características desse Domínio.

Keywords : Ensino Médio; Caatinga; Livro didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )