SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10AHORA ES HORA DE...: PROCEDIMIENTOS DE ADMINISTRACIÓN, GESTIÓN Y REGULACIÓN DE LOS TIEMPOS, ROTINAS Y CUERPOS EN LA INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN INFANTILLOS DESAFÍOS DE LAS PRÁCTICAS CURRICULARES EN DIVERSOS CONTEXTOS: EL CASO DE LOS REFUGIADOS DE SIRIA EN LAS ESCUELAS BRASILEÑAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NEPOMUCENO, Izaíra Vasconcelos  y  TERRA, Bianca de Freitas. BIOLOGIA NO PNLD 2018: o que temos de Caatinga?. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020014.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1136.

Muitos livros didáticos ainda são carentes de informações sobre o domínio da Caatinga e reproduzem mitos quanto à sua diversidade, processos ecológicos e importância socioeconômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar como o Domínio Fitogeográfico da Caatinga é abordado nos livros didáticos de Biologia sugeridos pelo PNLD 2018 para o Ensino Médio. Foram analisados os 10 livros propostos pelo PNLD para a disciplina de Biologia no Ensino Médio. Para a análise, foram considerados os seguintes critérios: informações acerca do domínio, uso de imagens de fauna e flora. Foi observada uma assimetria em relação ao espaço direcionado a cada “bioma” no livro didático. Porém, a maioria dos livros caracterizou corretamente a área de ocorrência e fisionomia da vegetação, além de utilizar imagens. Ao contrário do que se pensava, foram destinadas ao estudo da Caatinga um número considerável de páginas, garantindo assim, com as informações corretas e uso de textos visuais, a ampliação do conhecimento sobre as principais características desse Domínio.

Palabras clave : Ensino Médio; Caatinga; Livro didático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )