SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS: o caso dos refugiados sírios nas escolas brasileiras“HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE”: currículo e formação de professores quilombolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, José Bittencourt da  e  OLIVEIRA, Raimundo Nonato Leite de. INOVAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR: uma análise a partir de um caso intitulado Seminário de Diversidade “Quebrando o Tabu”. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020016.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1138.

Com o presente texto objetiva-se debater o conceito de Inovação Educacional Escolar enquanto componente do enfrentamento e resolução de problemas estruturais e complexos existentes na escola básica e na sociedade onde ela está inserida. Empiricamente, tomou-se como referência o Seminário de Diversidade intitulado “Quebrando o Tabu”, ocorrido em 2017 na Casa Escola da Pesca (CEPE), Belém, Pará, Amazônia, Brasil. A CEPE é uma instituição pública de ensino em regime de tempo integral, profissionalizante e voltada a jovens e adultos ribeirinhos que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade certa. Este Seminário foi selecionado como amostra de acontecimento e forneceu o corpus empírico que contribuiu para as discussões acerca do tema. O evento em foco demonstrou objetivamente o que se pode entender teoricamente por Inovação Educacional Escolar, na medida em que se efetivou de maneira planejada, problematizando e promovendo discussões de enfretamento a problemas estruturais e complexos na escola e na sociedade onde os sujeitos educacionais estão inseridos.

Palavras-chave : Inovação Educacional Escolar; Seminário de Diversidade; Casa Escola da Pesca.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )