SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10SCHOOL EDUCATIONAL INNOVATION: an analysis from a case entitled Diversity Seminar "Breaking taboo"DIALOGUES AND MEMORIES OF LUIZ GAMA AND BLACK INTELLECTUALS IN POLITICAL ACTIONS AND SCHOOL CURRICULA IN CONTEMPORARY TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

OLIVEIRA, Iris Verena. “HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE”: currículo e formação de professores quilombolas. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020017.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1139.

No texto aciono os sambas-enredo da Mangueira, escola de samba carioca, defendidos em 2018 e 2019, como fio condutor para defender a formação de professores e a construção de práticas curriculares para escolas quilombolas, a partir da ancestralidade. O embasamento teórico é dado pelos debates pós-colonais e pós-estruturais acionados na área de educação e, especialmente no campo do currículo (MACEDO, 2006; 2018) e da formação docente pela diferença (DERRIDA, 2014). Ao defender o Grupo de Experiência como dispositivo metodológico, busco estabelecer relações horizontais entre universidade e escola, colocando a experiência sob rasura e assumindo os fracassos de sua representação (ST PIERRE, 2010; 2013). Nesse exercício, reconheço importantes passos nas disputas por políticas curriculares, ao tempo que aponto a limitação da compreensão de currículo como conhecimento. Fungindo da contraposição entre escola - como instituição de ensino - e escola de samba, proponho atentar aos ensinamentos ancestrais que circulam em barracões, terreiros e botequins que permeiam os muros na construção de currículos negros. O artigo questiona o lugar da empiria na apresentação das pesquisas em educação, que apresentam resultados insistindo na possibilidade da presença pela voz, como fundamento para o romance realista.

Keywords : Ancestralidade; Educação Escolar Quilombola; Diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )