SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10INNOVACIÓN EDUCATIVA ESCOLAR: un análisis a partir de un caso titulado Seminario de Diversidad “Rompiendo el Tabú”DIÁLOGOS Y MEMORIAS DE LUIZ GAMA E INTELECTUALES NEGROS EN ACCIONES POLÍTICAS Y CURRÍCULOS ESCOLARES EN LA CONTEMPORANEIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

OLIVEIRA, Iris Verena. “HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE”: currículo e formação de professores quilombolas. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020017.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1139.

No texto aciono os sambas-enredo da Mangueira, escola de samba carioca, defendidos em 2018 e 2019, como fio condutor para defender a formação de professores e a construção de práticas curriculares para escolas quilombolas, a partir da ancestralidade. O embasamento teórico é dado pelos debates pós-colonais e pós-estruturais acionados na área de educação e, especialmente no campo do currículo (MACEDO, 2006; 2018) e da formação docente pela diferença (DERRIDA, 2014). Ao defender o Grupo de Experiência como dispositivo metodológico, busco estabelecer relações horizontais entre universidade e escola, colocando a experiência sob rasura e assumindo os fracassos de sua representação (ST PIERRE, 2010; 2013). Nesse exercício, reconheço importantes passos nas disputas por políticas curriculares, ao tempo que aponto a limitação da compreensão de currículo como conhecimento. Fungindo da contraposição entre escola - como instituição de ensino - e escola de samba, proponho atentar aos ensinamentos ancestrais que circulam em barracões, terreiros e botequins que permeiam os muros na construção de currículos negros. O artigo questiona o lugar da empiria na apresentação das pesquisas em educação, que apresentam resultados insistindo na possibilidade da presença pela voz, como fundamento para o romance realista.

Palabras clave : Ancestralidade; Educação Escolar Quilombola; Diferença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )