SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10DIÁLOGOS Y MEMORIAS DE LUIZ GAMA E INTELECTUALES NEGROS EN ACCIONES POLÍTICAS Y CURRÍCULOS ESCOLARES EN LA CONTEMPORANEIDADLAS CONTRIBUCIONES DE LAS SIMULACIONES FORCES AND MOTION: basics (html5) y projectile motion (html5), de la plataforma phet, para la enseñanza de la mecánica newtoniana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SILVA, Jaime Rodrigues da; MELO, Marlene Rios  y  ARGUELHO, Maria de Lara Palmeira de Macedo. APRESENTANDO O ARTESANATO COMO TEMA SOCIAL PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020019.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1141.

O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS). A pesquisa ocorreu em uma escola pública urbano-rural alagoana, cuja abordagem metodológica envolveu um Caso (SÁ; QUEIROZ, 2010) escrito para refletir sobre a escassez da Taboa (Typha domingensis), planta herbácea e perene, encontrada nos alagadiços próximos da cidade de Penedo. O objetivo foi estudar as possibilidades e limitações da inserção do artesanato, como tema social, para promover o ensino/aprendizagem de ciências/química, além de verificar a capacidade de tomada de decisão dos estudantes frente a um problema de relevância para a comunidade. Um questionário foi aplicado para levantar as impressões que os estudantes traziam sobre o artesanato, seguido da apresentação do Caso (CS) e de perguntas sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais relacionadas com o desaparecimento do vegetal no ecossistema da região. Nossa análise, baseada em Bardin (1977), permitiu constatar que o ensino tradicional, mecanicista, racionalista, com memorização de fórmulas e conteúdos (DA SILVA, 2016) dificulta que os aprendizes exercitem a oralidade e construam textos mais consistentes, abrangentes e reflexivos. Nesse sentido, o estudo apresenta-se como alternativa para professores e estudantes, seja para romper com a educação bancária (FREIRE, 1997) e/ou exercitar a cidadania (DEMO, 1995, 2007), utilizando-se da contextualização (WARTHA et al., 2013) e da abordagem CTS (SILVA; DE CARVALHO, 2016) para sustentar os aspectos principais do CS.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Artesanato; Caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )