SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10DIÁLOGOS E MEMÓRIAS DE LUIZ GAMA E INTELECTUAIS NEGROS EM AÇÕES POLÍTICAS E CURRÍCULOS ESCOLARES NA CONTEMPORANEIDADEAS CONTRIBUIÇÕES DAS SIMULAÇÕES FORCES AND MOTION: basics (html5) e projectile motion (html5), da plataforma phet, para o ensino da mecânica Newtoniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

SILVA, Jaime Rodrigues da; MELO, Marlene Rios  e  ARGUELHO, Maria de Lara Palmeira de Macedo. APRESENTANDO O ARTESANATO COMO TEMA SOCIAL PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020019.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1141.

O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS). A pesquisa ocorreu em uma escola pública urbano-rural alagoana, cuja abordagem metodológica envolveu um Caso (SÁ; QUEIROZ, 2010) escrito para refletir sobre a escassez da Taboa (Typha domingensis), planta herbácea e perene, encontrada nos alagadiços próximos da cidade de Penedo. O objetivo foi estudar as possibilidades e limitações da inserção do artesanato, como tema social, para promover o ensino/aprendizagem de ciências/química, além de verificar a capacidade de tomada de decisão dos estudantes frente a um problema de relevância para a comunidade. Um questionário foi aplicado para levantar as impressões que os estudantes traziam sobre o artesanato, seguido da apresentação do Caso (CS) e de perguntas sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais relacionadas com o desaparecimento do vegetal no ecossistema da região. Nossa análise, baseada em Bardin (1977), permitiu constatar que o ensino tradicional, mecanicista, racionalista, com memorização de fórmulas e conteúdos (DA SILVA, 2016) dificulta que os aprendizes exercitem a oralidade e construam textos mais consistentes, abrangentes e reflexivos. Nesse sentido, o estudo apresenta-se como alternativa para professores e estudantes, seja para romper com a educação bancária (FREIRE, 1997) e/ou exercitar a cidadania (DEMO, 1995, 2007), utilizando-se da contextualização (WARTHA et al., 2013) e da abordagem CTS (SILVA; DE CARVALHO, 2016) para sustentar os aspectos principais do CS.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Artesanato; Caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )