SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10OPINIONES DE MADRES Y PROFESIONALES SOBRE LA SEXUALIDAD DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD INTELLECTUALJUEGO Y EDUCACIÓN: reflexiones sobre historia de la recreación en el Uruguay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CORREA, Maria Francisca Ribeiro; ABREU, Waldir Ferreira de  y  OLIVEIRA, Damião Bezerra. IDENTIDADE DOCENTE: representações de professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba-Pa. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020022.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1144.

O artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre Identidade Docente: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas do Rio Quianduba em Abaetetuba. O objetivo foi analisar as representações de Professores/as construídas e veiculadas na oralidade dessa comunidade, considerando a relação com a prática docente no cotidiano escolar. Adotou-se como lócus de investigação a Comunidade do Rio Quianduba no Município de Abaetetuba, Pará. As bases conceituais da pesquisa seguiram as orientações e abordagens de teóricos como Ciampa, Arroyo e Nóvoa, com os quais sustentamos as discussões e análises sobre identidade e representação; Williams é usado como referência para trabalhar a concepção de cultura enquanto meio de produção da existência. A metodologia de pesquisa pautou-se nas concepções e orientações do Materialismo Histórico Dialético com realização de Pesquisa de Campo e a utilização das narrativas orais como fonte de investigação.

Palabras clave : Identidade; Representação; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )