SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10TEACHER IDENTITY: representations of teachers in riverine narratives of the Quianduba River in Abaetetuba-PaTHE TEACHING PROFESSION IN THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF TEACHERS INITIATIVES OF MIDDLE SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

PIRIZ, Rodrigo  and  CALDEIRO, Martín. JOGO E EDUCAÇÃO: refleções a sobre história da recreação no Uruguai. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020024.  Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1248.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação e recreação em dois momentos específicos do século XX no Uruguai, e é resultado de um encontro entre duas investigações que enfocam a história da recreação no país e sua ligação com a educação. Partimos de uma revisão histórica que se coloca em oposição a um discurso sobre recreação vinculado ao mercado e à privatização do conhecimento e materializado em certo monopólio que gira em torno do campo da recreação, sobretudo vinculado à sua formação. Apresentamos os principais dados empíricos sobre os quais é possível levantar reflexões sobre os sentidos e as práticas postas em funcionamento pela Educação Física no Uruguai sob a denominação de “recreação” ou “recreativo”, abordando brevemente os discursos sobre a educação do corpo contidos nesse elemento sempre difuso do campo da educação e buscando produzir novos discursos para ler a história da recreação no país.

Keywords : Recreação; Jogo; Educação física; Educação do corpo; História da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )