SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10IDENTIDAD DOCENTE: representaciones de profesores/as en narrativas ribereñas del Rio Quianduba en Abaetetuba-PaLA PROFESIÓN DOCENTE EN LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE INICIATIVAS DE PROFESORES DE LA ESCUELA INTERMEDIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

PIRIZ, Rodrigo  y  CALDEIRO, Martín. JOGO E EDUCAÇÃO: refleções a sobre história da recreação no Uruguai. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020024.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1248.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação e recreação em dois momentos específicos do século XX no Uruguai, e é resultado de um encontro entre duas investigações que enfocam a história da recreação no país e sua ligação com a educação. Partimos de uma revisão histórica que se coloca em oposição a um discurso sobre recreação vinculado ao mercado e à privatização do conhecimento e materializado em certo monopólio que gira em torno do campo da recreação, sobretudo vinculado à sua formação. Apresentamos os principais dados empíricos sobre os quais é possível levantar reflexões sobre os sentidos e as práticas postas em funcionamento pela Educação Física no Uruguai sob a denominação de “recreação” ou “recreativo”, abordando brevemente os discursos sobre a educação do corpo contidos nesse elemento sempre difuso do campo da educação e buscando produzir novos discursos para ler a história da recreação no país.

Palabras clave : Recreação; Jogo; Educação física; Educação do corpo; História da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )