SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10FORMACIÓN Y PRÁCTICA DE TALLERISTAS EN ESCUELAS CON JORNADA AMPLIADALA FORMACIÓN ÉTICA PROFESIONAL: significados, trayectorias y modelos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RAMPELLOTTI, Luís Fernando  y  PASQUALLI, Roberta. O BOM PROFESSOR ENFERMEIRO: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020027.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1251.

A importância da formação do Técnico em Enfermagem está diretamente relacionada à complexidade do seu ofício, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a vida humana. Apesar disso, o Enfermeiro que leciona na educação profissional é formado, majoritariamente, em cursos de Bacharelado e não em Licenciaturas, que são os cursos destinados à formação inicial de professores. Nessa direção, o objetivo deste texto é apresentar, a partir do olhar dos estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, do município de Joinville – SC o que se chamou de bom professor enfermeiro. Discutem-se categorias relacionadas aos saberes docentes e às práticas educativas desse professor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com dimensão exploratória. Como resultados, destaca-se que os professores foram apontados como produtores de saberes a partir de seu ofício cotidiano e, nesse sentido, a experiência e o exercício da profissão, quer seja da docência ou da prática da Enfermagem empoderam a tomada de decisões didático-pedagógicas dos professores. Os estudantes apontam, como saberes fundamentais ao exercício da docência do bom professor enfermeiro, aspectos relacionados ao saber fazer, ao saber ser, ao saber agir e aos saberes específicos da docência. Para eles, o bom professor enfermeiro inspira, motiva, estimula e compartilha responsabilidades. Atitudes como dedicação e abertura de espaços para retirar dúvidas e recuperar dificuldades de aprendizado, abertura às demandas dos estudantes, ética e as relações que o professor estabelece entre os conteúdos e o exercício da profissão também foram apresentadas.

Palabras clave : Práticas Docentes; Enfermagem; Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )