SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EL BUEN PROFESOR DE ENFERMERÍA: la visión de los estudiantes del curso técnico sobre la práctica docenteGRADO UNIVERSITARIO: elección o falta de opción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

FONTENELE MACEDO, Sheyla Maria  y  VIANA CAETANO, Ana Paula. A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE: significados, trajetórias e modelos. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020028.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1252.

O artigo é parte do resultado da tese doutoral intitulada A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso, apresentada na Universidade de Lisboa (UL), no Instituto de Educação (IEL), no ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender a ética como dimensão estrutural da formação profissional na esfera da docência. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico. A temática é inovadora, tendo sido a tese, inclusive premiada por aquela Universidade. A pesquisa foi organizada em dois subtítulos, em que no primeiro é revelada a rota que denota a interface entre a ética, a ética profissional e a formação, em que é a ética declarada enquanto competência macro e transversal. No segundo momento, são apresentados modelos formativos no terreno da ética profissional, em que ensaios e experiências na esfera da docência se destacam, evidenciando-se as pesquisas realizadas em Portugal. O resultado proeminente deste trabalho se consolida com base na originalidade da temática no terreno da formação inicial de professores, e por mostrar a necessidade de que as formações integrem a ética profissional, de modo que as sociedades herdem profissionais que tenham um efetivo compromisso com a educação.

Palabras clave : Formação; Ética profissional; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )