SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE: significados, trajetórias e modelosO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DA LITERATURA – ANTES DA BNCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

LIMA TOLEDO, Evelyn Jeniffer de  e  COUTINHO, Henrique do Nascimento. LICENCIATURA: escolha ou falta de opção. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020029.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1253.

A princípio, ninguém discorda que a educação é essencial para o progresso do país. No entanto, essa preocupação não se traduz na valorização da profissão docente seja no quesito condições de trabalho ou salarial. Apesar de todos os problemas, ainda há alunos que ingressam em cursos de licenciatura, permanecem e se tornam professores por todo o país nas mais diversas instituições de ensino. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar o que motiva os discentes a permanecerem em um curso de Licenciatura em Química na UnB. Para responder à questão de pesquisa, foi utilizada a metodologia quantitativa tendo sido desenvolvido um questionário baseado na teoria da Autodeterminação, do tipo Likert. Como resultado, o instrumento apresentou-se adequado estatisticamente. As medianas dos 159 estudantes analisados apresentam-se deslocadas no sentido mais autorregulado do continuum com destaque para a regulação identificada, o que evidencia que a motivação dos discentes deve-se ao reconhecimento da importância da profissão docente. Além disso, por meio dos cálculos de correlação, foi possível perceber que os fatores além de poderem se apresentar de forma concomitante podem fortalecer os constructos em uma direção do continuum enquanto contribuem negativamente para os fatores do sentido oposto. Dessa forma, concluímos que é preciso atenção, emocionalmente responsável, a fim de fomentar a percepção de importância da profissão, pois há forte evidência de que ela seja capaz de contribuir com o desenvolvimento da motivação intrínseca para ser Professor.

Palavras-chave : Autodeterminação; Licenciatura; Quantitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )