SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10GRADO UNIVERSITARIO: elección o falta de opciónLA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS Y EDUCACIÓN DE FACEBOOK EN EL PORTAL DE REVISTAS DE CAPES: informes de experiencias docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

CARMO FIGUEIRA, Lauro Roberto do; FELEOL SILVA, Cássia Beatriz  y  XAVIER DE AGUIAR, Carlos Herique. O ENSINO MÉDIO E O ENSINO DA LITERATURA – ANTES DA BNCC. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020030.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1254.

A pesquisa partiu das leituras sobre os fundamentos legais para o Ensino Médio (DCNEM, PCNEMs, OCNEM), com alguns enfoques específicos acerca da área de Linguagens, tangente ao conteúdo Literatura, antes da consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os documentos legais consultados orientam a construção de currículos e descrevem a estrutura do Ensino Médio. Neste sentido, investigaram-se as abordagens, dentro dessas diretivas, sobre os norteamentos dirigidos ao ensino da obra literária no contexto do componente curricular Língua Portuguesa. A justificativa para este recorte de estudo advém da prática docente do autor deste texto, que experimenta, no seu labor, na faculdade de Letras, disparidades entre a matriz curricular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa, com o currículo sobre o ensino da Literatura, no Ensino Médio. Outrossim, justifica-se em razão de professores da Língua Portuguesa/Literatura, do Ensino Médio, com muitos anos de trabalho, desconhecerem as matrizes oficiais que fundamentam a sua profissão.

Palabras clave : Escuela secundaria; Docencia; Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )