SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10LITERATURE TEACHING IN HIGH SCHOOL BEFORE THE BNCCCHILD LITERACY: conceptions and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Willian Lima; SOUZA FERRETE, Anne Alilma Silva  and  SANTOS ALVES, Manoel Messias. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FACEBOOK E EDUCAÇÃO NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: relatos de experiências docentes. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020031.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1255.

Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados.

Keywords : Facebook; Educação; Recurso didático-pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )