SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE PRODUCTION OF FACEBOOK KNOWLEDGE ABOUT FACEBOOK AND EDUCATION AT PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: professors experience reportsSENSES OF VOCATION EDUCATION INTEGRATED TO SECONDARY SCHOOL ASCRIBED BY STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

LUCON, Juliana Stephan  and  TONATTO ZIBETTI, Marli Lúcia. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: concepções e perspectivas. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020032.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1256.

Neste artigo, expõem-se os resultados de um levantamento bibliográfico, cujo objetivo foi compreender como o campo da alfabetização de crianças tem sido estudado nos últimos anos no Brasil. Nesse levantamento, procurou-se identificar: as concepções teóricas que sustentam os trabalhos publicados, os temas que foram objeto de análise, bem como as lacunas que têm exigido maior atenção dos pesquisadores. No site da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e no repositório da Scientific Electronic Library Online (Scielo) estão as bases de dados consultadas para esse levantamento. Delimitando-se ao período de 2011 a 2017, foram lidos integralmente 21 artigos. Os resultados indicam que a maior parte da produção é oriunda das regiões Sudeste e Nordeste, de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação. Quanto aos referenciais teóricos, apesar da grande diversidade, constatou-se o predomínio de enfoques da psicogênese da língua escrita e do letramento. Constatou-se também que a perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural começa a fundamentar algumas produções. Quanto às temáticas, os dados indicaram grande heterogeneidade: foram mais abordadas, em ordem, a aprendizagem da leitura e da escrita e as práticas pedagógicas utilizadas para alfabetizar. Os resultados evidenciam que os temas que precisam de maior atenção são: a alfabetização de crianças com deficiência, o uso da tecnologia, a alfabetização em contextos de diversidade cultural, como as comunidades indígenas e quilombolas, e a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem da língua escrita.

Keywords : Aprendizagem; Leitura; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )