SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE CONSTITUTION OF BLACK IN TEXTS AND IDENTITY AND TEACHING BOOKS IN FUNDAMENTAL EDUCATIONHISTEDBR AND GEPHE: a decade of Amazonian Education History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MATOS NASCIMENTO, Mirian Bezerra de; MARQUES, Tatyanne Gomes  and  TRINDADE, Domingos Rodrigues da. JOVENS DO CAMPO NO ENSINO SUPERIOR. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020035.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1259.

Por considerar a necessidade de dar visibilidade à existência de novos atores sociais e políticos que começaram a adentrar a Universidade, esta pesquisa parte, então, do objetivo principal, que é conhecer quem são os jovens do campo que acessam e vivenciam a experiência universitária. O texto que segue é resultado da pesquisa intitulada “Jovens do campo e educação superior: um estudo sobre o acesso e permanência na universidade pública” realizada no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo considerou para levantamento de dados as matrículas dos ingressantes entre 2013 e 2016. Como procedimento de coleta de dados, foi realizado levantamento das matrículas junto à secretaria acadêmica do DEDC/XII com a pretensão de identificar os jovens oriundos do campo matriculados nesta instituição. Após isso, foram utilizados questionários com 107 jovens do campo identificados. Com a análise desses dados, buscamos compreender quem são esses jovens que decidiram continuar os estudos mesmo quando a condição de ser jovem do campo esteve atravessada por dificuldades históricas, de acesso à educação e à garantia de direitos sociais, uma vez que o acesso à universidade para esses tem sido considerado como um processo longevo, de enfrentamentos.

Keywords : Acesso; Ensino superior; Jovens do campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )