SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10CONTEXTS OF TEACHER PRECARIOUSNESS IN BRAZILIAN EDUCATIONTHE GENDER STUDIES IN FEPAE-NN SCIENTIFIC JOURNALS: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

FIUZA FIALHO, Lia Machado; ANDRADE DE SOUSA, Francisca Genifer  and  COSTA FREIRE, Vitória Chérida. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O que se publica no Norte e Nordeste?. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020038.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020vl0n0id1286.

Objetivou-se compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando acerca da formação continuada de professores no último ano (2019). Para isso, desenvolveu-se um estudo do tipo estado da arte considerando a produção disseminada pelas seguintes revistas: Educação & Formação, Práxis Educacional, Tempos e Espaços em Educação e Exitus. A partir da análise de conteúdo dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificados 22 artigos, que tratavam de formação continuada de professores. Estes deram origem a três categorias temáticas: Intervenções públicas no desenvolvimento docente; A escola como espaço formativo docente; e Práxis educativa. Esses temas foram discutidos, sobremaneira, por estudos de viés qualitativo, do tipo estudo de caso, com utilização de entrevistas, revisão de literatura e questionários para a coleta dos dados. As discussões apontaram para a necessidade da formação continuada de professores que fossem promovidas pelo poder público e centrassem ênfase na articulação entre teoria e prática para qualificar a práxis crítica e contextualizada.

Keywords : Formação de professor; Educação & Formação; Práxis Educacional; Tempos e Espaços em Educação; Exitus.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )