SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10THE GENDER STUDIES IN FEPAE-NN SCIENTIFIC JOURNALS: a systematic reviewTHE PRACTICE OF LITERARY READING: reflection-action-transformation through a collective dialogue group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

DE LIMA, Simone Estigarribia  and  SILVA SCAFF, Elisangela Alves da. O PROTAGONISMO DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020040.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1288.

Constitui objetivo desse texto analisar a atuação do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação. O estudo foi elaborado a partir de metodologia qualitativa, por meio de levantamento e análise de documentos emanados do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, como atas, relatórios, documentos orientadores, ofícios, entre outros. Os documentos analisados permitem verificar que o Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul se constituiu em um espaço de estudos, debates e sistematização de propostas para o Plano Estadual de Educação 2014-2024. Contudo, esse processo histórico, de conflitos e de consensos, construído por inúmeros sujeitos, não se encerra com sua legitimação legal, uma vez que o planejamento, enquanto política pública, é uma série histórica de ações e intenções de muitos participantes e não se resume a uma Lei ou projeto, mas requer o mesmo entusiasmo participativo nas outras fases dessa política, consubstanciadas nos processos de monitoramento e avaliação do plano aprovado.

Keywords : Planejamento Educacional; Plano Estadual de Educação; Fórum Estadual de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )