SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10PROTAGONISMO DEL FORO ESTATAL DE EDUCACIÓN SOBRE LA FORMULACIÓN DEL PLAN ESTATAL DE EDUCACIÓN DE MATO GROSSO DO SULDEMARCACIONES HISTÓRICAS SOBRE LA POLÍTICA DE ASISTENCIA ESTUDIANTIL EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

NICHIO, Elaine Rodrigues  y  PACIFICO, Juracy Machado. A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA: reflexão-ação-transformação por meio de grupo de diálogo coletivo. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020041.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1289.

Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada “Os desafios da leitura literária no ensino médio: (re)descobrindo caminhos”. Na investigação, buscou-se identificar as principais causas que levaram os alunos do segundo ano do curso Técnico em Agropecuária do IFRO – campus Colorado do Oeste/RO a apresentar rejeição pela leitura literária para, assim, intervir com práticas pedagógicas que contribuam para a formação do leitor. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa e pela pesquisa-ação, na medida em que esta se constitui como ação reflexiva que pode levar à transformação da realidade. Atuou-se dinamicamente nos problemas por meio de um trabalho em conjunto com os alunos participantes: em suas ações, eles refletiram e avaliaram todo o processo de transformação da situação. Como fonte de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o diário de campo e o diálogo coletivo, que foi caracterizado por momentos de discussão e de intervenção com os alunos participantes. Dentre os resultados, a falta de tempo e as dificuldades de compreensão do texto literário aparecem como os principais motivos para que os alunos se distanciassem da leitura literária. O diálogo se apresentou como um caminho para a reflexão e para a transformação das práticas pedagógicas. O principal produto da intervenção foram as sequências didáticas, elaboradas juntamente com os alunos participantes com base na problemática levantada nas discussões do grupo Diálogo Coletivo. Conclui-se que a referida pesquisa possibilitou uma abordagem dialógica, na qual as relações entre pesquisadora e alunos participantes se entrecruzaram e se fortaleceram, e, ao mesmo tempo, que o diálogo é uma ponte para a resolução dos problemas e para o crescimento humano.

Palabras clave : Leitura Literária; Práticas Pedagógicas no Ensino Médio; Ensino de Literatura; Pesquisa-Ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )