SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10HISTORICAL DEMARCATIONS ON THE STUDENT ASSISTANCE POLICY IN BRAZILEDUCATIONAL POLICIES FOR CONTINUING EDUCATION AND APPRECIATION OF THE TEACHERS OF THE YOUTH AND ADULT EDUCATION PROGRAM: analysis of SME/GEJA-RJ actions, in relation to PNE (2014-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

MENDES CABALLERO, Alan Isaac; OLIVEIRA, Amanda Leal; SOUSA COSTA, Gabrielle Audrey de  and  QUEIROZ ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi. CURRÍCULO OCULTO E A ARTE DENTRO DE UM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: estudo de caso a partir do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF). Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020043.  Epub Mar 30, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1274.

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos na construção de um currículo oculto, através do qual se desenvolvem aprendizagens que não foram previstas no planejamento educacional previamente estipulado. O meio pelo qual realizaremos esta análise é através do relato da experiência docente durante o Programa “Ciência e Arte nas Férias”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no primeiro semestre do ano de 2017. A interação com quatro bolsistas do ensino médio nos permitiu reflexão tendo como base o currículo oculto, a partir de suas experiências pessoais no projeto “Direitos Fundamentais, Artes e Jogos: um diálogo multidisciplinar”. A centralização do planejamento de ensino nas realidades trazidas pelas bolsistas para a sala de aula, de forma a relacionar o conteúdo do projeto com as experiências vividas, foi recompensado com o empoderamento delas sobre sua atuação política na sociedade, relativizando o capital cultural a favor das bolsistas, para que elas utilizassem sua própria cultura para pensarem o campo jurídico e se posicionarem nele enquanto sujeitos de direitos.

Keywords : Currículo Oculto; Planejamento de Ensino; Direitos Fundamentais; Arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )