SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10POLÍTICAS EDUCATIVAS DE FORMACIÓN CONTINUA Y VALORIZACIÓN DE LOS DOCENTES DEL PROGRAMA DE EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: análisis de SME/GEJA- RJ, frente al PNE (2014-2018)EDUCACIÓN RURAL: acciones pedagógicas y niñez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva  y  CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura. A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: o estado da arte. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020045.  Epub 28-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id560.

Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nos sites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus. Os estudos apresentam limites e fragilidades em relação à implementação dessa política, principalmente nos campi do interior, sobre os quais não foram identificadas produções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna sobre essa discussão e um campo para novas pesquisas.

Palabras clave : Políticas Públicas; Ensino Superior; Evasão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )