SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: o estado da artePerspectivas teóricas sobre as desigualdades sociais: contribuições para a análise de políticas compensatórias e socioeducativas na Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

BARROS, Josemir Almeida  e  CAMPOS FERREIRA, Nilce Vieira. EDUCAÇÃO RURAL: ações pedagógicas e infâncias. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020046.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1265.

A pesquisa versou sobre a educação rural, ações pedagógicas e infâncias, temática pertinente e pouco problematizada ao tratarmos da região Norte do país, especificamente, de Porto Velho-RO, local em que as redes de ensino de educação básica representadas por escolas estaduais e municipais possuem significativo número de estudantes pequeninos e jovens. Nesse sentido, falar de ações pedagógicas também significa melhor entender os processos pelos quais as redes de ensino responsáveis pelas escolas rurais se organizam: seja em termos de estrutura física, seja em concepções de ensino para exercer as atividades no interior das escolas rurais. A pesquisa trouxe como objetivos analisar as propostas de educação para crianças no meio rural destinadas à população carente e seus vínculos com processo de produção capitalista e pesquisar as normas que estabeleceram os modelos de escola para o meio rural. Para tanto, algumas indagações foram expostas: qual foi o lugar ocupado pela educação pública destinada às crianças moradoras do meio rural no município de Porto Velho? As políticas de organização das escolas de Porto Velho levaram em consideração os processos formativos e os contextos vivenciados por alunos e professores das escolas rurais? Quais as concepções de infâncias que circulam nas escolas rurais? Em termos metodológicos, acessamos documentos diversos no Palácio Getúlio Vargas, no Conselho Estadual de Educação e no interior de algumas escolas situadas em áreas rurais em Porto Velho. Por fim, utilizamos o software Maxqda na etapa de categorização dos dados.

Palavras-chave : Ensino rural; Infância rural; Escola rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )