SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EDUCAÇÃO RURAL: ações pedagógicas e infânciasEDUCAÇÃO DO CAMPO COMO CATEGORIA TEMÁTICA EM REVISTAS (2015-2020) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Exitus

versão On-line ISSN 2237-9460

Resumo

CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Perspectivas teóricas sobre as desigualdades sociais: contribuições para a análise de políticas compensatórias e socioeducativas na Argentina. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020061.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1450.

Este artigo apresenta uma revisão histórica e conceitual das teorias que abordam o problema da desigualdade social nas sociedades modernas e contemporâneas para propor, em seguida, uma análise de quatro estudos vinculados a políticas públicas que constituem o pano de fundo de uma investigação em andamento que investiga o trabalho de professores de Educação Física em políticas destinadas ao tratamento da desigualdade social e educacional na Argentina, particularmente políticas socioeducativas. O trabalho permitirá, por um lado, observar como o problema da desigualdade nas ciências sociais passou de uma concepção unidimensional da desigualdade social, com explicações econômicas ou culturalistas, para posições e abordagens multidimensionais que tentam capturar o fenômeno social, incluindo dimensões culturais, sociais e econômicas, articulando diferentes níveis. Por outro lado, localiza e explica o surgimento de uma nova maneira de tratar a desigualdade social na Argentina, por meio de políticas estaduais específicas, as chamadas políticas compensatórias do final do século XX e as chamadas políticas socioeducativas nas primeiras décadas do século XXI. Com isso, os principais antecedentes de pesquisas sobre esse tipo de política são apresentados e analisados a partir dessas perspectivas sociológicas. A análise dos trabalhos mostra abordagens ancoradas em uma perspectiva macroestrutural, com ênfase na dimensão econômica da desigualdade social e outras que incluem a dimensão macroestrutural, mas enfatizando o nível de interações institucionais e mediações locais.

Palavras-chave : Desigualdade Social; Políticas públicas; Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )