SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10PERSPECTIVAS TEÓRICAS SOBRE DESIGUALDAD(ES) SOCIAL(ES): aportes para el análisis de las políticas compensatorias y socioeducativas en Argentina¿CÓMO LLEGAR A SER MUJERES? La escuela como lugar para producir diferencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS, Arlete Ramos dos; SOARES, Jamile de Souza  y  SOUZA, Edmacy Quirina de. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO CATEGORIA TEMÁTICA EM REVISTAS (2015-2020). Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020062.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id1459.

Este texto traz o estado da arte sobre a temática Educação do Campo em quatro revistas nacionais: Revista Educação & Formação, Revista Exitus, Revista Práxis Educacional e Revista Tempos e Espaços em Educação, de acordo o recorte temporal 2015-2020. Nas quatro revistas foi encontrado um total de 41 publicações, sendo que as publicações aconteceram em maior número em 2017, com 19 artigos que tratam da temática Educação do Campo. A partir do estudo, possibilitou-se analisar que a revista que possui mais publicações sobre a temática pesquisada é a Práxis Educacional com 24 artigos, seguida pela Revista Exitus com dez, Revista Educação & Formação com quatro, e por fim, a Revista Tempos e Espaços em Educação com três. Assim, diversas contribuições foram encontradas nas produções, que abarcam questões relacionadas às políticas públicas, práticas pedagógicas, movimentos sociais, Escolas Família Agrícola, formação em assentamentos e trajetórias de vida. Desse modo, as produções encontradas, são muito relevantes visto que, contribuem para nos ajudar a pensar as políticas públicas e a prática pedagógica de uma educação para o campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Educação Rural; Movimentos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )