SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10RURAL EDUCATION AS A THEMATIC CATEGORY IN EDUCATION JOURNALS (2015-2020)GENDER AND SEXUAL DIVERSITY IN THE COMMON NATIONAL CURRICULAR BASIS: absent descriptors that make abject bodies violating society’s unspoken rules author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Exitus

On-line version ISSN 2237-9460

Abstract

SANTOS, Aldenise Cordeiro  and  FELDENS, Dinamara Garcia. COMO NOS TORNAMOS MULHERES? A escola como lugar de produção da diferença. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020064.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1418.

Como nos tornamos mulheres? Esta é uma questão que movimenta essa pesquisa, que caminha por meio de narrativas de professoras, na busca da compreensão de como são produzidos saberes acerca das mulheres na Educação. Com o objetivo de analisar as instâncias e caminhos por meio dos quais se construiu, na instituição escolar, produções discursivas e saberes acerca da mulher na escola contemporânea, não buscamos uma identidade mulher, mas sim, percorrer os discursos e saberes produzidos a seu respeito. Neste recorte apresentamos narrativas de si, numa perspectiva foucaultiana, de professoras do interior sergipano. A análise das narrativas teve inspiração genealógica com base em Nietzsche e Foucault, e foi intercambiada com argumentos de Deleuze e Guattari, somada a autoras feministas, como Rios, Saffioti, Tiburi, Rago e Louro. Em suas falas desvelam-se as produções de subjetividades por meio da escola, e os enquadramentos que saberes e produções discursivas incidem nos corpos de meninas e meninas nestas salas de aula.

Keywords : Educação; Professoras; Saberes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )