SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10EDUCACIÓN DE CAMPO COMO CATEGORÍA TEMÁTICA DE REVISTAS (2015-2020)GÉNERO Y DIVERSIDAD SEXUAL EN LA BASE CURRICULAR NACIONAL COMÚN: ausentes descriptores que hacen que los cuerpos que violan la norma sean abyectos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Exitus

versión On-line ISSN 2237-9460

Resumen

SANTOS, Aldenise Cordeiro  y  FELDENS, Dinamara Garcia. COMO NOS TORNAMOS MULHERES? A escola como lugar de produção da diferença. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020064.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2237-9460.  https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1418.

Como nos tornamos mulheres? Esta é uma questão que movimenta essa pesquisa, que caminha por meio de narrativas de professoras, na busca da compreensão de como são produzidos saberes acerca das mulheres na Educação. Com o objetivo de analisar as instâncias e caminhos por meio dos quais se construiu, na instituição escolar, produções discursivas e saberes acerca da mulher na escola contemporânea, não buscamos uma identidade mulher, mas sim, percorrer os discursos e saberes produzidos a seu respeito. Neste recorte apresentamos narrativas de si, numa perspectiva foucaultiana, de professoras do interior sergipano. A análise das narrativas teve inspiração genealógica com base em Nietzsche e Foucault, e foi intercambiada com argumentos de Deleuze e Guattari, somada a autoras feministas, como Rios, Saffioti, Tiburi, Rago e Louro. Em suas falas desvelam-se as produções de subjetividades por meio da escola, e os enquadramentos que saberes e produções discursivas incidem nos corpos de meninas e meninas nestas salas de aula.

Palabras clave : Educação; Professoras; Saberes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )